EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Circo na Escola

Secretaria/órgão parceiro: Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu – Secretaria de Educação

Código/Termo: Termo de Fomento 123/2022

Breve Resumo: O ICA está, em 2022, com o desejo contínuo de ofertar o melhor para a criança, o adolescente e o jovem, garantindo que as suas oportunidades abram possibilidades de um futuro promissor, repleto de afeto, vivências e escolhas conscientes. 

Atividades previstas: A metodologia aqui proposta visa atender 200 crianças e adolescentes e reúne 4 eixos de atuação principal, sendo eles: 

Eixo 1: Oficinas de circo social no contraturno que terão tempo máximo de 1,5 hora por dia, estendendo por até 2 dias na semana para cada turma de no mínimo 20 e máximo de 25 crianças, contando com 3 encontros anuais sendo o encontro de integração, encontro de experimentação e encontro de avaliação e 4 intervalos culturais, que terão duração de no máximo 15 minutos, aproveitando o próprio intervalo das turmas no turno escolar. 

Eixo 2: Eventos culturais abertos à comunidade Para o envolvimento da comunidade, serão executados 2 eventos, Para a proposta aqui apresentada, os eventos culturais deverão ser realizados nas dependências da EMEB “Ubirajara Ramos”. O primeiro foi realizado no 3º mês do projeto, tendo como atração principal os grupos artísticos do ICA. Já o segundo evento será realizado no último mês, sendo dedicado ao encerramento do 1º ano de projeto, levando para o centro do “picadeiro” os alunos participantes das oficinas, envolvendo toda a comunidade como plateia para apreciação dos resultados alcançados ao longo do tempo. 

Eixo 3: Formação comunitária que fazem parte das ações integrativas do ICA, reunindo oportunidades para quem deseja ampliar seus conhecimentos, propomos a realização de curso voltado ao empreendedorismo e geração de renda, tendo sua realização viabilizada através de parcerias locais. Serão formadas 2 turmas, uma por semestre, de no mínimo 15 e máximo de 20 participantes, com a meta de alcançarmos o mínimo de 30 núcleos familiares do bairro Ypê Amarelo. O curso contempla carga horária total de 15 horas, devendo o participante ter no mínimo 75% de frequência para ser certificado em parceria com o SEBRAE.

Eixo 4: Formação de multiplicadores, considerando que o circo é uma vertente que se comunica com diversas disciplinas, em especial a educação física, propomos a realização de um curso de férias para no mínimo 25 e máximo 30 professores da rede municipal de Mogi Guaçu por semestre, prevendo para tanto, a realização de 2 edições ao longo de um ano, impactando no total até 60 professores e prevê carga horária de 40 horas, sendo realizado on line. 

Público-alvo: O projeto-piloto visa atender alunos da EMEB “Ubirajara Ramos” no contraturno escolar, da Zona Leste da cidade de Mogi Guaçu, principalmente as que residem no Bairro Ypê Amarelo, de famílias que possuem em média 3 a 6 membros, com uma renda per capita menor que 8% do salário mínimo mensal, onde, em sua maioria encontra-se em situação de vulnerabilidade social.

Forma de acesso:

Metas e indicadores: 

Meta 1: atender 200 crianças e adolescentes.

Meta 2: Para os intervalos culturais, teremos como meta impactar o mínimo de 50 e máximo de 75 pessoas por intervenção

Meta 3: Para a formação de plateia, teremos capacidade máxima de 500 espectadores por evento.

Parceiros:

Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu

Período de execução: Data início: 01/01/2023 Data fim: 31/12/2023

Equipe responsável: Bartira, Gean, Ana Laura e Bruna.

Valor total do projeto: R$ 623.022,60