EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Secretaria/órgão parceiro: Secretaria da Assistência de Mogi Mirim 

Código/Termo:TC 08/2023

Breve Resumo: O projeto terá como finalidade realizar serviços em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. As vagas deverão ser solicitadas e preenchidas pela equipe técnica do CRAS/CREAS, através de instrumental técnico devidamente preenchido pelo técnico de referência. Os usuários serão encaminhados ao serviço através da referência e contrarreferência dos CRAS dos Territórios ou do CREAS.

Atividades previstas:

Oficinas de educação social  – serão desenvolvidas utilizando recursos como rodas de reflexão, grupos de estudos, assembleias, atividades de pesquisa, sessão de vídeos, entre outras estratégias visando criar situações de convivência para a realização de diálogos e fazeres que constituam alternativas para o enfrentamento de vulnerabilidades. 

Oficinas artístico culturais  – serão realizadas conforme o desenvolvimento dos usuários, pautadas no eixo da convivência social. Serão ofertadas as vertentes de circo lúdico, musicalização e trabalhos manuais para usuários da SEDE ICA e do Planalto.

Oficinas recreativas e esportivas – Serão oferecidas oficinas esportivas, lazer saudável, passeios externos e encaminhamento para grupos artísticos de especialização.

Oficinas valores humanos –  Serão oferecidas oficinas que buscam o desenvolvimento de virtudes e valores humanos e a conexão com o todo, estimulando o pensamento crítico, a sensibilidade através de reflexões, biografias, fábulas, contos, meditações e agradecimentos. 

Oficinas de Leitura – Serão oferecidas oficinas para desenvolvimento do hábito da leitura despertando a imaginação, além de fomentar a apreciação e conhecimento de histórias, autores, gêneros literários, visto a importância e a relevância que a leitura possui no desenvolvimento integral do usuário.

Reunião / Encontros com Famílias- proporciona momento de roda de conversa, troca de informações, convívio entre famílias e orientações acerca de assuntos/temas que impactam a vida dos usuários. 

Atendimento, orientação e atividades técnicas das Assistentes Sociais – Realização de atendimentos familiares, visitas domiciliares, orientação social e articulação com a rede e discussão de casos com equipe dos CRAS/CREAS. 

Público-alvo: 120 usuários divididos em até 06 (seis) grupos, de A a F, de até 20 (vinte) crianças e adolescentes cada, na faixa etária de 06 a 15 anos

Metas:

Meta 1: 75% de participação dos usuários nas Assembleias semestrais

Meta 2: 80% de satisfação das famílias 

Meta 3: 100% dos usuários inseridos na escola

Meta 4: 75% de frequência mensal

Meta 5: 100% dos usuários com deficiência incluídos. 

Meta 6: 70% dos vínculos familiares fortalecidos, evidenciados 

Meta 7: 6 visitas domiciliares/ mês, totalizando 60 visitas no ano, com foco para os casos prioritários.

Meta 8: 100 % de contatos com a rede, encaminhamento, relatórios, evolução em prontuários, participação em reuniões de articulação, discussão de casos.

Meta 9: 65% de participação dos familiares/ cuidadores nas reuniões de familiares (SEDE, E PLANALTO).

Parceiros: Secretaria de Assistência Social de Mogi Mirim

Secretaria da Assistência Social de Mogi Mirim

Período de execução: Data início: 01/01/2023 Data fim: 31/12/2023 

Equipe responsável: Daniela, Lorrayne, Ludmilla, Luciara, Ana Laura, Alexandre, Miguel e Thiago.

Valor total do projeto: R$ 340.627,63

Checklist Termos de Colaboração e Fomento

Aba projetos:
I – data de assinatura e identificação do instrumento de parceria e do órgão da administração pública responsável;

II – nome da organização da sociedade civil e seu número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ da Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB;

III – descrição do objeto da parceria;

IV – valor total da parceria e valores liberados;

IV – valor total da parceria e valores liberados, quando for o caso; (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015)

V – situação da prestação de contas da parceria, que deverá informar a data prevista para a sua apresentação, a data em que foi apresentada, o prazo para a sua análise e o resultado conclusivo.

VI – quando vinculados à execução do objeto e pagos com recursos da parceria, o valor total da remuneração da equipe de trabalho, as funções que seus integrantes desempenham e a remuneração prevista para o respectivo exercício. (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)