A Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente foi fundada em 1997, no município de Mogi Mirim. É uma iniciativa que nasceu do esforço conjunto de Sofia Idalina Mantovani Mazon, sua filha Tarcísia Mônica Mazon Granucci e membros da comunidade local. Em seu primeiro ano, o ICA recebeu 37 crianças em atividades artísticas, esportivas e de apoio socioeducacional.
Em 2002, o ICA consolidou a arte-educação como sua principal ferramenta de intervenção social ao criar seu primeiro projeto político-pedagógico. Em 2009, foi reconhecido como Ponto de Cultura, marcando um ponto crucial em sua história.
A partir de então, o ICA adotou uma abordagem descentralizada, fortalecendo seu impacto na construção de políticas públicas municipais nas áreas de educação integral e cultura. Esse esforço resultou em um crescimento significativo nos atendimentos, além de destacar-se com a realização do I Fórum de Arte-Educação e a intensificação das ações voltadas para o público jovem.
Em 2014, o ICA inaugurou sua nova sede, tornando-se um espaço de referência para Mogi Mirim e região. Além de seu trabalho diário com crianças, adolescentes e jovens, o ICA expandiu suas atividades culturais e formativas para a comunidade em geral, em caráter continuado. Ainda, fortaleceu sua atuação junto à educação, com destaque para o projeto Garatujas, premiado por seu impacto no empoderamento juvenil em espaços escolares.
Em 2023, o ICA deu um passo significativo com a 1ª replicação metodológica na cidade de Mogi Guaçu, além da construção de sua segunda unidade própria em Mogi Mirim, impactando 880 crianças, adolescentes e jovens. Em sua trajetória, o ICA registra a marca de 500 mil pessoas impactadas em suas diferentes ações. É referência para Mogi Mirim e região, além de estar entre as 100 melhores ONGs do país. Para os próximos anos pretende alcançar novos territórios, impactando um número ainda maior de pessoas, consolidando-se como uma referência não só para Mogi Mirim e região, mas também em âmbito nacional com o compromisso de inspirar e capacitar pessoas a alcançarem seus sonhos, incentivando-os a serem agentes de mudanças em suas vidas e no mundo ao seu redor.
Em 2024, iniciamos nossa Teoria da Mudança com o apoio do IDIS. No ciclo 2024/2025, celebraremos 10 anos de auditoria contábil externa independente.
O ICA nasce dos sonhos de Sofia Idalina Mantovani Mazon que sempre esteve envolvida com trabalhos sociais, mas sentia falta de um projeto legitimamente seu. Assim foi criado o Projeto ICA, que leva o apelido de Sofia (Dona Ica) adaptado para Incentivo à Criança e ao Adelescente.
Fundadora e Presidente do Conselho de Administração
Filha de Dona ICA, Tarcísia é a fundadora do ICA e atualmente preside o Conselho de Administração. Sempre presente em nosso dia a dia, ela lidera com dedicação e carinho, impulsionando o crescimento e a expansão de nossas atividades.
No ICA, o sucesso é fruto de uma nobre causa, aliado ao comprometimento de uma equipe dedicada e apaixonada. Nossa estrutura estatutária é a base que sustenta todas as nossas atividades. Ela é composta por:
Um grupo de líderes visionários que orienta nossa organização, definindo nossa direção estratégica e garantindo que cumpramos nossa missão.
Formado por profissionais experientes e apaixonados, cada um liderando uma área fundamental para o sucesso do ICA
CNPJ 02.030.097/0001-00
CNPJ 12.849.752/0001-00
Além de nossa liderança executiva, temos uma equipe talentosa e dedicada de aproximadamente 90 pessoas, composta por educadores, artistas, profissionais administrativos e muitos outros que desempenham um papel vital em nossos projetos e operações diárias, liderados por
Membros Efetivos
Eduardo Dias Passos
Edward Costa
Claudio José Machado de Almeida
Membros Suplentes
Sydney de Souza
Luiz Renato Canto de Campos
– vacância
Acolher, inspirar e incluir crianças, adolescentes,
jovens, suas famílias e comunidades para promover
oportunidades que transformem vidas através da arte.
Ultrapassar fronteiras geográficas e sociais para inspirar e impactar um número cada vez maior de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Almejamos que a metodologia sociopedagógica do ICA, fundamentada na arte-educação, torne-se reconhecida e possa ser integrada ao sistema educacional público no âmbito nacional.
Dignidade nas relações humanas;
Responsabilidade em seus compromissos; Transparência em sua gestão;
Entusiasmo para alavancar mudanças;
Autonomia nas realizações;
Espiritualidade para tomada de decisões;
Disciplina no aprendizado e Desenvolvimento comunitário.
Diminuir as vulnerabilidades sociais de crianças, adolescentes e jovens através da arte-educação e ser agente ativo na discussão de políticas publicas e garantia de direitos para a infância e juventude.
Inauguração do ICA em Mogi Mirim-SP, no fundo da garagem da Viação Santa Cruz, com atendimento inicial de 37 crianças acima de 10 anos.
Primeira participação artística do ICA no desfile de aniversário da cidade de Mogi Mirim, encantando todos os munícipes pela diversidade da arte.
ICA recebe uma importante doação de um kit fanfarra da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, reforçando suas ações formativas em música.
ICA é premiado como uma das 20 melhores instituições do país, através do Prêmio Criança 2000, promovido pela Fundação Abrinq.
Arte-educação é incorporada como vocação institucional e prática permanente, registrada em seu 1º Projeto Político Pedagógico.
ICA obtém os títulos de utilidade pública estadual e federal, ampliando dessa forma suas possibilidades de mobilização de recursos públicos.
Realização do 1º espetáculo produzido pelo ICA “Sertão de dentro, Tamanho do mundo” e aprovação do 1º projeto no Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.
ICA é semifinalista regional do Prêmio Itaú-Unicef, um dos maiores prêmios do terceiro setor da época, chancelado pela Fundação Itaú Social.
ICA é inserido na rede Circo do Mundo, abre novas frentes de atuação no campo da leitura e educação socioemocional, além de obter o registro no CMDCA.
ICA é finalista nacional no Prêmio Itaú-Unicef, reconhecida por suas ações transformadoras em parceria com a escola pública.
ICA tem seu projeto de descentralização artístico-cultural aprovado pelo Criança Esperança, em parceria com a TV Globo e Unesco.
Início dos primeiros atendimentos descentralizados, em territórios periféricos e escolas de Mogi Mirim.
ICA novamente semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef.
Acontece o 1º Fórum de Arte-Educação com o tema “A arte-educação como ferramenta de educação integral”.
ICA conquista o 1º lugar no Prêmio Itaú-Unicef, participa das comemorações de 10 anos da BrazilFoundation e expande sua atuação na zona norte e leste de Mogi Mirim.
Comemoração de 15 anos do ICA, realização do 3º Fórum de Arte Educação e alcance da marca de 700 atendimentos diretos.
Finalização das obras da nova sede do ICA em Mogi Mirim.
Inauguração da nova sede com a produção do espetáculo “A Intrépida Viagem da Trupe do ICA ao Reino Logo Ali” e início dos atendimentos na zona sul de Mogi Mirim.
ICA é eleito representante oficial na formação da região Sudeste pela Rede Circo do Mundo em parceria com o Cirque du Soleil.
Projeto Garatujas é lançado em parceria com a E.E. Prof. Valério Strang. Neste mesmo ano, o ICA inicia assessoria técnica na SOS Aldeias – POÁ, para replicação do circo social.
Realização da Vernissage “Revela”, em comemoração aos 20 anos de fundação do ICA, com imagens do fotógrafo voluntário Nato Canto.
ICA fica entre as 200 melhores ONGs do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs.
ICA fica entre as 100 melhores ONGs do Brasil, obtém o Selo de Gestão e Confiança VOA, estreia o espetáculo IKIGAI e articula a criação do Conselho da Juventude em Mogi Mirim.
ICA é eleita a melhor ONG na causa da Criança e do Adolescente pelo prêmio Melhores ONGs. Realiza o 1º seminário de engajamento social e cultura do voluntariado on line.
ICA obtém pela 2ª vez aprovação de projeto no Criança Esperança, entra para a Rede Gerando Falcões e fica novamente entre as 100 melhores ONGs do Brasil.
ICA inaugura a nova sala de circo como espaço de referência nacional e encerra o ciclo de 5 anos do Programa Missão em Foco, através da parceria com a Fundação Itau Social.
ICA é eleito pela 4ª vez como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, formaliza parceria com a Prefeitura de Mogi Guaçu e inicia a construção de sua 2ª unidade própria em Mogi Mirim.
5º Prêmio Melhores ONG’s do Brasil
União ao IDIS para desenvolver uma Teoria da Mudança e um Plano de Monitoramento e Avaliação (M&A).
As duas ferramentas são fundamentais para identificar e monitorar as mudanças alcançadas pelo projeto.
Copyright 2023 © Instituição ICA Todos os direitos reservados | Desenvolvido Semeia Propaganda