Tecnologia Social

Ciclos e Programas Institucionais


A atuação do ICA em 2020 se dividiu em 3 ciclos metodológicos, e 3 programas institucionais ordenados por público e faixa etária, composto por atendimento cotidiano no contraturno tendo como foco integrar por meio de ações voltadas a formação para valores, arte e esporte, além de contemplar a realização de projetos complementares e ações transversais.

Os Ciclos metodológicos possuem ações cotidianas no contraturno escolar para fortalecimento de vínculos, vivências em arte e para o ambiente virtual, visando a segurança de educadores e educandos. Por sua vez os projetos complementares surgem para potencializara a ação cotidiana.

  • Ciclo Acolhe

    Adolescente busca saber sobre si emocionalmente, compreender realidades – a sua e as diferentes – fazer escolhas e se colocar no mundo, as práticas educacionais deste ciclo são caracterizadas por:

    • Sondagem e desenvolvimento das vertentes artísticas;
    • Atenção aos momentos de grupo e partilha de histórias de vida;
    • Pedagogia de projeto;
    • Projetos mão na massa;
    • Atividades de exploração de mundo cultural e social, e de trânsito social.

    Neste ciclo, existe um projeto de atuação e formação comunitária para adolescentes e jovens, que acontece diretamente nas comunidades.

  • Ciclo Inspira

    Criança busca saber sobre si – seu corpo – suas habilidades. Ser eu e sua presença no mundo para saber respeitar o outro, as práticas educacionais deste ciclo são caracterizadas por:

    • Brincar livre;
    • Atenção aos ritmos do dia/ semana/ época;
    • Atividades em formato de experiência e vivência;
    • Ludicidade.

    Vertentes Artísticas: Musicalização e Circo Lúdico

  • Ciclo Inclui

    O Jovem compreende quem é, sabe de sua realidade, escolhe projetando seu futuro e sonha seu destino, as práticas educacionais deste ciclo são caracterizadas por duas frentes: 

    • Formação técnica para o mercado de trabalho;
    • Engajamento com o ensino das práticas em Arte Educação.

Núcleos


Além dos ciclos metodológicos, que tem como foco o atendimento cotidiano de crianças, adolescentes e jovens, a tecnologia social abarca também 3 frentes de difusão metodológica, contemplando públicos como famílias, comunidades e organizações sociais, com o propósito central de difundir as experiências e metodologia do ICA para um público maior, influenciando diretamente a construção de políticas públicas e a promoção de direitos fundamentais tais como o acesso á cultural e à vida em comunidade.

  • ICA Cultural

    14 a 21 anos

    Especialização artística produção e circulação cultural.
    Articulação Rede Circo do mundo.

  • ICA Integra

    Todas as idades

    Formação comunitária, voluntariado, espaço espontâneo e práticas integrativas, com articulação em Rede.

  • ICA Promove Família

    Todas as idades

    Fortalecimento familiar, por meio de diagnósticos, com ações emergenciais e contínuas.

Unidades de Atendimento

Sede ICA

Sede ICA

A sede própria do ICA foi inaugurada em 2024, solidificando uma importante etapa de sua história, reforçando seu papel de referência na cidade de Mogi Mirim.

Além de ser um belíssimo cartão postal, a sede própria fortaleceu, desde então, a atuação do ICA junto à comunidade, a partir da consolidação de suas ações formativas e integradoras, além de potencializar o atendimento cotidiano de crianças, adolescentes e jovens com uma estrutura acessível, segura e de qualidade.

Garatujas Prof. Valério Strang

Garatujas Prof. Valério Strang

A Instituição ICA em parceria, com E.E Prof. Valério Strang, tem como intenção do projeto é proporcionar aos adolescentes e jovens práticas de incentivo ao protagonismo juvenil em diversas esferas sociais, além de ações que valorizam o espaço local e sua comunidade.

Nossa tecnologia social nesses espaços externos está pautada na pedagogia de projetos, metodologias ativas e experimentações artísticas.

Garatujas Peres Marques

Garatujas Peres Marques

A Instituição ICA em parceria, com E.E Peres Marques, tem como intenção do projeto é proporcionar aos adolescentes e jovens práticas de incentivo ao protagonismo juvenil em diversas esferas sociais, além de ações que valorizam o espaço local e sua comunidade.

Nossa tecnologia social nesses espaços externos está pautada na pedagogia de projetos, metodologias ativas e experimentações artísticas.

Garatujas Coronel Venâncio

Garatujas Coronel Venâncio

A Instituição ICA em parceria, com E.E Coronel Venâncio, tem como intenção do projeto é proporcionar aos adolescentes e jovens práticas de incentivo ao protagonismo juvenil em diversas esferas sociais, além de ações que valorizam o espaço local e sua comunidade.

Nossa tecnologia social nesses espaços externos está pautada na pedagogia de projetos, metodologias ativas e experimentações artísticas.

Circo na Escola – MGU

Circo na Escola – MGU

ICA Planalto

ICA Planalto

Novo Prédio Jd. Planalto – EM BREVE

Novo Prédio Jd. Planalto

EM BREVE

A “Adequação do Espaço ICA no Jardim Planalto” é um projeto com recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente via destinação de parte do imposto de renda das empresas Arteris S.A., Cartoníficio Valinhos, NTS e Soufer.

O atendimento no ICA Planalto é realizado pelo projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em parceria com a Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Mogi Mirim.

ICA CAIC – EMEB Prof. Alfredo Bérgamo

ICA CAIC – EMEB Prof. Alfredo Bérgamo

Atuação Descentralizada

+ de 7 mil

Vidas incluídas na arte através do circo, dança, teatro e música.

+ de 350 mil

Pessoas impactadas com formações comunitárias e eventos culturais.

7 pontos de atendimento

1

Sede central

1

Unidade no Jd. Planalto

3

Escolas Estaduais

2

EMEB

(sendo 1 em Mogi Guaçu)

Inscreva-se na Newsletter

    Copyright 2023 © Instituição ICA Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Semeia Propaganda