Ciclos e Programas Institucionais
A atuação do ICA em 2020 se dividiu em 3 ciclos metodológicos, e 3 programas institucionais ordenados por público e faixa etária, composto por atendimento cotidiano no contraturno tendo como foco integrar por meio de ações voltadas a formação para valores, arte e esporte, além de contemplar a realização de projetos complementares e ações transversais.
Os Ciclos metodológicos possuem ações cotidianas no contraturno escolar para fortalecimento de vínculos, vivências em arte e para o ambiente virtual, visando a segurança de educadores e educandos. Por sua vez os projetos complementares surgem para potencializara a ação cotidiana.
Criança busca saber sobre si – seu corpo – suas habilidades. Ser eu e sua presença no mundo para saber respeitar o outro, as práticas educacionais deste ciclo são caracterizadas por:
Brincar livre;
Atenção aos ritmos do dia/ semana/ época;
Atividades em formato de experiência e vivência;
Ludicidade.
Vertentes Artísticas: Musicalização e Circo Lúdico
Adolescente busca saber sobre si emocionalmente, compreender realidades – a sua e as diferentes – fazer escolhas e se colocar no mundo, as práticas educacionais deste ciclo são caracterizadas por:
Sondagem e desenvolvimento das vertentes artísticas;
Atenção aos momentos de grupo e partilha de histórias de vida;
Pedagogia de projeto;
Projetos mão na massa;
Atividades de exploração de mundo cultural e social, e de trânsito social.
Neste ciclo, existe um projeto de atuação e formação comunitária para adolescentes e jovens, que acontece diretamente nas comunidades.
O Jovem compreende quem é, sabe de sua realidade, escolhe projetando seu futuro e sonha seu destino, as práticas educacionais deste ciclo são caracterizadas por duas frentes:
Além dos ciclos metodológicos, que tem como foco o atendimento cotidiano de crianças, adolescentes e jovens, a tecnologia social abarca também 3 frentes de difusão metodológica, contemplando públicos como famílias, comunidades e organizações sociais, com o propósito central de difundir as experiências e metodologia do ICA para um público maior, influenciando diretamente a construção de políticas públicas e a promoção de direitos fundamentais tais como o acesso á cultural e à vida em comunidade.
Especialização artística produção e circulação cultural.
Articulação Rede Circo do mundo.
Formação comunitária, voluntariado, espaço espontâneo e práticas integrativas, com articulação em Rede.
Fortalecimento familiar, por meio de diagnósticos, com ações emergenciais e contínuas.
A sede própria do ICA foi inaugurada em 2024, solidificando uma importante etapa de sua história, reforçando seu papel de referência na cidade de Mogi Mirim.
Além de ser um belíssimo cartão postal, a sede própria fortaleceu, desde então, a atuação do ICA junto à comunidade, a partir da consolidação de suas ações formativas e integradoras, além de potencializar o atendimento cotidiano de crianças, adolescentes e jovens com uma estrutura acessível, segura e de qualidade.
A Instituição ICA em parceria, com E.E Prof. Valério Strang, tem como intenção do projeto é proporcionar aos adolescentes e jovens práticas de incentivo ao protagonismo juvenil em diversas esferas sociais, além de ações que valorizam o espaço local e sua comunidade.
Nossa tecnologia social nesses espaços externos está pautada na pedagogia de projetos, metodologias ativas e experimentações artísticas.
A “Adequação do Espaço ICA no Jardim Planalto” é um projeto com recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente via destinação de parte do imposto de renda das empresas Arteris S.A., Cartoníficio Valinhos, NTS e Soufer.
O atendimento no ICA Planalto é realizado pelo projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em parceria com a Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Mogi Mirim.
Endereço: Av. Alibio Caveanha – Mogi Guaçu – SP
Idade das crianças atendidas: 6 a 10 anos
Início do projeto: 2023
Na EMEB Ubirajara Ramos, o ICA oferece uma proposta educativa que amplia o tempo escolar com oficinas de circo, música, expressão corporal, leitura, recreação, educação social, tecnologia e o projeto Espiral da Leitura.
Essas atividades incentivam a leitura, criatividade e pensamento crítico desde a infância. A escola conta com intervalos culturais, semana cultural de encerramento e encontros regulares com as famílias, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo a rede de apoio.
Endereço: R. José Jaime de Campos, 30 Jd – Jardim Santa Terezinha II, Mogi Guaçu – SP
Idade das crianças atendidas: 6 a 10 anos
Início do projeto: 2024
No CAIC, o ICA desenvolve um projeto que vai muito além do contraturno escolar, oferecendo uma abordagem que valoriza o desenvolvimento integral das crianças. Por meio de oficinas de circo, música, expressão corporal, educação social, leitura, recreação, apoio pedagógico (ICA Saber) e tecnologia, busca-se complementar a educação formal e proporcionar um ambiente de descobertas e ressignificação da infância.
São realizados intervalos culturais e uma semana cultural de encerramento, promovendo a integração com a comunidade. Encontros com as famílias fortalecem os laços comunitários e potencializam o impacto do projeto.
Endereço João Veridiano: R. Cianorte, s/n – Jardim Ipê II, Mogi Guaçu – SP
Idade das crianças atendidas: 4 a 5 anos
Início do projeto: 2025
Nas EMEIs João Veridiano e Mário Vedovello, o ICA realiza oficinas de circo e capoeira voltadas para a primeira infância. As atividades integram aprendizagem e brincadeira, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças.
O contato com a cultura corporal de movimento favorece uma formação integral. Eventos culturais e encontros com as famílias reforçam os vínculos e ampliam o impacto do projeto na comunidade.
Endereço Mário Vedovello: R. Cineu Ravagnane, 170 – Jardim Zaniboni, Mogi Guaçu – SP
Idade das crianças atendidas: 4 a 5 anos
Início do projeto: 2025
Nas EMEIs João Veridiano e Mário Vedovello, o ICA realiza oficinas de circo e capoeira voltadas para a primeira infância. As atividades integram aprendizagem e brincadeira, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças.
O contato com a cultura corporal de movimento favorece uma formação integral. Eventos culturais e encontros com as famílias reforçam os vínculos e ampliam o impacto do projeto na comunidade.
Endereço: R. Joaquim Rodrigues da Silva, 555 – Chácara Alvorada, Mogi Guaçu – SP
Idade das crianças atendidas: 6 a 10 anos
Início do projeto: 2025
Na EMEF Claudina, o ICA oferece oficinas de circo e capoeira que abordam movimento, cultura e pertencimento. As atividades promovem o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional, além de fortalecer a autoconfiança e o trabalho em grupo.
Os eventos culturais e encontros com famílias ampliam o acesso à cultura e fortalecem a comunidade escolar de forma significativa.
Vidas incluídas na arte através do circo, dança, teatro e música.
Pessoas impactadas com formações comunitárias e eventos culturais.
(sendo 1 em Mogi Guaçu)
Copyright 2023 © Instituição ICA Todos os direitos reservados | Desenvolvido Semeia Propaganda