É um movimento global de detecção precoce do câncer de mama, foi criado nos anos 90 em Nova York pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. É celebrado anualmente no Brasil e no mundo para conscientizar sobre o câncer de mama e sua prevenção, visando reduzir sua incidência e mortalidade.
Dados e estimativas
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 704 mil casos novos foram estimados para o ano de 2023 em todo o mundo.
Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços.
Prevenção
A mamografia é um exame que permite detectar o câncer de mama ainda em estágio inicial, se a doença é detectada neste estágio as chances de cura são maiores, chegando a até 95%.
O exame deve ser feito anualmente por mulheres com mais de 40 anos ou conforme orientação médica. O exame pode ser realizado gratuitamente pelo SUS.