Março lilás

2 de março de 2024

O câncer de colo de útero, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.


Dados e estimativas

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais comum de câncer no Brasil. As estimativas apontam que, em 2023, surgiram mais de 17 mil novos casos, indicando uma incidência de, em média, 13 casos a cada 100 mil mulheres.


Sintomas

Os sintomas iniciais podem incluir sangramentos vaginais, especialmente depois de relações sexuais, e corrimentos com cor escura e mau cheiro.

Em casos mais graves, podem surgir uma massa palpável na região, hemorragias, dores abdominais, perda de peso e até obstrução das vias urinárias e/ou do intestino.


Prevenção

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação. Além disso, o exame preventivo deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual

Botão CVV Ícone de telefone Ligue para o CVV: 136

Inscreva-se na Newsletter

    Copyright 2023 © Instituição ICA Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Semeia Propaganda